Farinha de berinjela – Como fazer e benefícios

Farinha de Beringela

A farinha de berinjela, além de ótima para saúde, ajuda a dar aquela afinada na indesejável barriguinha. É importante salientar que a suplementação com farinha de berinjela deve estar ligada a uma dieta altamente equilibrada e a prática regular de exercícios físicos. Por ser uma excelente fonte de fibras e possuir baixo teor de gordura, a farinha de berinjela, promove saciedade e diminui o apetite. A farinha também é responsável por controlar o desejo por comer doces, ou seja, esses picos de glicemia provocam automaticamente uma queda brusca da glicemia, levando a uma maior necessidade de reposição deste nutriente através de açúcares. A casca da berinjela contém uma boa concentração de vitaminas A e C, vitaminas que são antioxidantes e protegem nosso organismo dos efeitos provocados pela ação dos radicais livres. Além dos benefícios estéticos, a farinha auxilia na diminuição do LDL, colesterol ruim. Também tem ação probiótica, pois as fibras sofrem fermentação no intestino grosso, estimulando o crescimento da microbiota intestinal, isso deixará seu intestino mais saudável e regulado. A berinjela apresenta ainda uma alta gama de flavonóides, que permanecem na berinjela, mesmo quando trituradas, eles previnem o acúmulo de gordura nas artérias e reduzem doenças cardiovasculares. A farinha de Berinjela possui benefícios para os diabéticos também, pois, a inclusão de alimentos ricos em fibras, é importante, já que elas aumentarão os intervalos de envio da glicose para o nosso sangue, controlando assim o diabetes.

A importância do uso da casca da berinjela

É importante salientar que o uso da casca é fundamental na hora do preparo da farinha. Na casca encontram- se os flavonoides chamados de antocianinas, responsáveis por proteger nosso organismo de doenças cardiovasculares, câncer, diabetes, obesidade e até mesmo doenças virais. Quando a farinha de berinjela é feita com a casca, ela preserva mais nutrientes, que consequentemente colaboram para a nossa saúde.

Farinha de berinjela – Como fazer

Ingredientes

  • 1K de berinjela com casca

Modo de preparo

Corte as berinjelas e arrume- as em uma forma. Leve ao forno até que fiquem douradas, com aparência crocante. Retire do forno e triture no liquidificador, até que fique totalmente moída. Depois de pronta, deve ficar guardada em local fresco ou na geladeira. A farinha de berinjela tem durabilidade de 1 ano.

 

Farinha de Beringela

Receita

Bolo de milho cremoso com farinha de berinjela

Ingredientes

  • 2 latas de milho
  • 3 ovos
  • 4 colheres de sopa de margarina
  • 3 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 3 colheres de sopa de farinha de beringela
  • 1 xícara de chá de açúcar
  • 2 xícaras de chá de leite ( desnatado)
  • 1 colher de sopa de fermento

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador por 4 minutos. Coloque em uma forma de assar por 50 minutos.

Como saber se o bolo está pronto?

Uma boa dica é espetar um palito até o fundo da forma. Se sair limpo, hora de tirá- lo do forno.

Bolo de milho com farinha de berinjela

 

 

Comentários