Ácido hialurônico: Beneficios e efeitos colaterais


O ácido hialurônico é uma substância bastante importante produzida pelo nosso organismo, ela está presente em todos os tecidos corporais, especialmente na pele. nos olhos e nas articulações.

Este ácido possui alta afinidade com a molécula de água e forma um bloco coeso com grande força, preenchendo as rugas. Ele também é componente de muitos líquidos no corpo humano, entre eles o líquido sinovial, que tem a função de lubrificar as articulações sinoviais, assim como o humor vítreo que é um líquido viscoso responsável pela manutenção da forma esférica do olho.

Com o passar do tempo nosso organismos vai ficando mais lento e essa produção vai diminuindo, consequentemente aparecem as tão temíveis ruguinhas. linhas de expressão e problemas nas articulações. Assim, tomar o suplemento de ácido hialurônico em cápsulas ajuda a diminuir dores articulares e evitar as rugas.

Ácido hialurônico: beneficios e efeitos colaterais

O ácido hialurônico é indicado para:

– Evitar o surgimento de sinais de envelhecimento;
– Promover a regeneração da pele, reduzindo as rugas e manchas;
– Aliviar dores articular, melhorando a lubrificação das articulações;
– Evitar o desenvolvimento de osteoartrite, osteodistrofia ou artrite reumatoide.
– Além disso, o ácido hialurônico também melhora a capacidade de cicatrização da pele, pois facilita a hidratação e a eliminação de toxinas.

Cremes com ácido hialurônico

Os cremes de ácido hialurônico são uma excelente escolha se você está procurando um creme hidratante para ajudar você a evitar o ressecamento durante a temporada de inverno. Se você faz microdermoabrasão em casa, os cremes hidratantes de ácido hialurônico podem ser muito bons para usar depois de microdermoabrasão.

Existem cremes com ácido hialurônico, loções e soros disponíveis, a decisão sobre qual usar é principalmente uma decisão pessoal. O soro de ácido hialurônico é um tratamento mais intensivo, enquanto os cremes ou loções são ideais para uso diário. Mas desde que o ácido hialurônico é eventualmente absorvido pelo organismo, os produtos para o cuidado da pele devem ser utilizados regularmente e constantemente para tornar os resultados mais eficazes.

Quando combinado com produtos com vitamina C ou quando usado em combinação com outros ingredientes contra o envelhecimento lhe fornecerá um bom efeito hidratante em geral.

Ácido hialurônico: beneficios e efeitos colaterais

Outras fontes de ácido hialurônico

Alimentos que contêm ácido hialurônico

Uma grande variedade de alimentos contêm ácido hialurônico e ajudam na manutenção da saúde geral do corpo. Vamos dar uma olhada a alguns deles:

Origem animal

Os produtos de origem animal são uma das melhores fontes naturais de ácido hialurônico. Assim como nos seres humanos, também nos animais o ácido hialurônico é um componente importante da pele e tecidos neurais. Portanto, todos os tipos de carne são uma rica fonte de ácido. O frango e o caldo de carne, também contêm quantidades elevadas de colágeno. As carnes vermelhas são uma rica fonte de vitamina A e ajuda na liberação de ácido hialurônico em forma de retinol.

Reações adversas

Embora seja um composto natural encontrado no corpo humano, existem casos onde os preparados não são bem tolerados e produz reações adversas. Dor e vermelhidão na área da injeção do ácido hialurônico são os efeitos colaterais mais comuns relatados até agora, seguido de coceira, inchaço e pressão nos olhos após a cirurgia oftalmológica.

É aconselhável deixar de tomar suplementos de vitamina E, e aspirina, enquanto em tratamento com o ácido hialurônico porque as interações entre estas substâncias podem causar sangramento e hematomas. Nos pacientes que sofrem de câncer ou artrite reumatoide é aconselhável evitar suplementos de ácido hialurônico, porque estes suplementos podem piorar seus sintomas.

Em geral, tomado sob o controle e a supervisão de um especialista, o ácido hialurônico tem provado ser muito seguro e não há quase reações adversas graves relatadas.

Comentários