05 Dicas para aliviar a crise de gastrite

Gastrite

Gastrite é a inflamação, infecção ou erosão do revestimento do estômago. Ela pode durar por pouco tempo, na chamada gastrite aguda, ou pode durar meses e até mesmo anos (gastrite crônica).

Sintomas de gastrite

O sintoma mais comum é incômodo ou dor estomacal. Outros sintomas são vômitos, inchaço abdominal, náusea e sensação de queimação no abdome superior.

Sangue no vômito ou evacuação negra podem ser sinais de sangramento no estômago, o qual pode indicar um problema sério que requer atenção médica imediata.

Diagnóstico da gastrite

Gastrite é diagnosticada através de um ou mais testes:

Endoscopia gastrointestinal superior. O médico insere o endoscópio, um tubo fino contendo uma pequena câmera, através da sua boca (ou as vezes do nariz) e o leva até seu estômago para ver o revestimento estomacal. O médico verificará se há inflamação e pode remover uma pequena amostra do tecido para testes. Esse procedimento de remoção de tecido é chamado de biópsia.
Teste sangüíneo. O médico pode checar a contagem de células vermelhas para ver se você tem anemia, a qual pode ser causada por sangramento no estômago.
Exame de fezes. Esse teste verifica a presença de sangue nas fezes, um sinal de sangramento.

05 Dicas para aliviar a crise de gastrite

Apesar de ser possível conviver com os incômodos causados pela gastrite, essa doença merece muita atenção e deve ser tratada para evitar problemas mais graves.

Para começar é fundamental adotar hábitos simples de prevenção e controle das dores, segue abaixo algumas dicas.

Passe longe de vícios: 

Fumar causa problemas de saúde, inclusive a própria gastrite. Além disso, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas também facilita o surgimento dessa doença.

05 Dicas para aliviar a crise de gastrite

Tenha sempre suas consultas em dia:

Não fique muito tempo sem ir a uma consulta médica, pois é no consultório que qualquer sinal notado pode ser investigado, prevenindo problemas mais sérios. Também é importante seguir as recomendações do especialista.

Se alimente corretamente:

Em vez de fazer poucas refeições depois de um grande período de jejum, opte por consumir pequenas porções de alimentos saudáveis ao longo do dia.

Cuidado com o horário:

Respeitar a rotina alimentar é uma medida simples de ser seguida e garante que os órgãos que podem ser afetados pela gastrite mantenham – se saudáveis. Por isso, reserve um horário para o café da manhã, para o almoço e para o jantar, repetindo os mesmos todos os dias.

Não é indicado ingerir líquidos junto às refeições, pois esse hábito causa exatamente essa sensação de estômago cheio, prejudicando a digestão. Um pouco de água, meio copo, é o recomendado por especialistas para acompanhar as principais refeições. Os chás de hortelã, alecrim e boldo também podem ser consumidos e a água de coco é uma parceira para manter a hidratação nos dias mais quentes.

Alimentação saudável: 

É fundamental manter refeições balanceadas, compostas por alimentos naturais e pouco ácidas. Dessa forma, evite condimentos e temperos fortes, açúcares em excesso, gomas de mascar em geral e carnes vermelhas muito gordurosas, que podem causar problemas de saúde no estômago e intestino.

05 Dicas para aliviar a crise de gastrite

Comentários